28 de setembro de 2008

Tal João de Santo Cristo


Uma das melhores músicas que temos no mundo, Faroeste Caboclo, tanto pela letra como pela melodia como pela composição dela e também pela mensagem que ela nos passa.

Uma música que mostra a história de um homem da sua infância até a sua morte, sem ter refrão, sem ter nenhuma repetição, mas não é por isso que ela é uma música imortal, que não tem tempo.

Ela não é a história de 1 homem, mas sim de milhares de homem até hoje, que muitas vezes viram bandidos pela condição precária em que eles vivem, pela falta de condição, pela falta de infra-estrutura e pela falta de educação é o retrato da sociedade brasileira, mas o que a torna imortal é a falta de tempo histórico, ele foi escrita na década de 80, mas já estamos em 2008 e ela ainda retrata a realidade de muitas famílias, quantos Joãos de Santo Cristo e Marias Lúcias não temos ainda? Quantos Jeremias estão soltos ainda?

Retrata por exemplo a vida de quem nasce na favela, que muitas vezes perdem seus pais por causa de tiros vindo de policiais ( O soldado da música). Fala da consição precária das Febens do Brasil, hoje mudou de nome, não sei o nome mas a merda ainda é a mesma. Cita a descriminação, o pre-conceito... é um exemplo retrato da sociedade brasileira de hoje.

E temos que batalhar ainda por todos os brasileiros que só fazem sofrer na nossa Pindorama!

Para quem não conhece a música, clique aqui.