19 de setembro de 2008

ARTISTAS PIRATEIROS

Uma das coisas que mais vemos é pirataria.

E não é só a pirataria de CDs, programas e jogos, ela vai muito além. Hoje temos uma infinidade de produtos sendo pirateados a todo direito [ou talvez sem direito nenhum], de um simples CD com faixas de algum artista a tênis, perfumes, eletrônicos em geral, roupas, bolsas e mais tantas outras coisas que só um pirateiro pra saber que existem.

Mas isso todos nós sabemos. Sabemos e muitas vezes utilizamos desses produtos, estando ciente ou não.

E é sobre isso e mais um pouco que vou “falar” para vocês aqui.

Quando estamos cientes na compra de um produto pirata, é porque o original é muito mais caro. Um CD original, geralmente é com um custo maior que 40 reais [não estou falando dos CDs de duplinhas interioranas que lançam uma espécie de “demo”, mas com a diferença dos selos, às vezes essas duplinhas são produzidas por uma boa gravadora que só pensa no dinheiro e não na qualidade]. Agora, um CD pirata às vezes custa 5 reais ou menos, depende do lugar onde você comprar.

E me digam uma pessoa que curta só uma banda [vamos colocar uma banda porque duplas sertanejas lançam 2 CDs ou mais por ano], mesmo ela sendo uma assalariada qualquer, não sendo casada e não tendo 1 ou mais filhos para sustentar, o indivíduo tem condições de juntar o que sobrar de seu mísero salário por algum tempo e comprar um álbum de seus ídolos. Só que... NINGUÉM curte só uma banda ou artista [se curte, sinal que precisa mudar os conceitos e abrir os olhos pras variedades de coisas que temos, tanto antigas como novas]. E essa pessoa, ganhando seu parco salário, não vai ter condições de comprar um CD por mês, até porque pelo preço de um original ela pode comprar uns 10 piratas e fazer a coletânea dela em pouco tempo ou instalar uma [porcaria de] internet banda larga em casa e baixar suas músicas e tantas outras coisas que ela quiser [ou a velocidade do modem permitir ¬¬, também tem a questão do horário ¬¬].

Isso tudo gera uma constante briga entre gravadoras e artistas contra pirateiros e a população sem condições financeiras para comprar um CD original.

Com a pirataria as gravadoras e os artistas deixam de ganhar mais uns números em suas contas bancárias, e os pirateiros ganham sua grana, para sustentar a família ou comprar aquela coisa que tanto deseja [de preferência original] e outros para consumo próprio ou para amigos [sem fins lucrativos].

Porém, alguns artistas estão percebendo que não há maneira de lutar contra a pirataria. Por mais que tentem diminuir o preço de um CD original, por mais que implorem aos fãs para que compre o produto original, nada disso adianta. Estes tiveram a brilhante idéia do “junte-se a eles”.

É, alguns artistas têm disponibilizado uma ou outra coisa para download gratuito em seus sites. A primeira iniciativa neste sentido [que eu vi] foi a banda Radiohead, que deixou por um determinado tempo, toda a sua discografia para os fãs “baixarem”. Há um tempo, o cantor, compositor e arranjador Tom Zé, também deixou em seu site o novo álbum para download, mas por um prazo determinado. Zeca Baleiro também entrou nessa nova moda e dispôs sua mais nova música “Toca Raul” e o videoclipe da mesma no seu site. Será que essa moda pega mesmo?


Para finalizar: Toca Raul - Zeca Baleiro




* Vale ressaltar que nenhum artista, dupla ou banda POP vai apoiar essa iniciativa.

* Não sou a favor da pirataria, porém sou contra o preço que cobram, sendo que poderia ser a metade ou até um quarto do preço que cobram e ninguém deixaria de lucrar.

* Aposto que muita gente já baixou a música do Zeca Baleiro, mas o número de pessoas que baixaram não se compararia NUNCA se fosse uma dupla sertaneja [e das menos conhecidas].