16 de setembro de 2008

CONTRIBUA PARA UM MUNDO MELHOR

É engraçado, como grande maioria das pessoas não estão “ligadas” nos acontecimentos e nos porquês das coisas.
Ultimamente, o que mais ouvimos quando estamos perto de qualquer pessoa – sendo esta conhecida ou não – é a famosa frase “tá calor né?!”, se é algum conhecido ou alguém que por alguma razão você queria “puxar assunto” para fazer amizade, acaba dizendo “é... tá calor mesmo, e isso que nem chegamos ao verão, imagine quando chegar...” e se é um desconhecido, acabamos simplesmente balançando a cabeça afirmativamente ou então apenas falamos “é mesmo...”.
E o pior é que TODO mundo reclama, mas poucos têm ao menos uma noção do porquê de todo esse calor e esse clima seco. Eu não entendo muito do assunto, mas vou tentar expor mais ou menos o que eu sei sobre isso.
Digamos que o clima e a temperatura é como um “rodamoinho”. Se surge uma frente fria no Sul do país, provavelmente ela vem para nós do Sudeste, depois ela avança sobre o Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Assim também ocorrem com as chuvas, só que ao contrário, elas geralmente vêm do Norte do Brasil.


Registro do fotógrafo Rodrigo Baleia.

Depois dessa simples explicação – sem ser realmente específica, pois não sou meteorologista nem nada neste sentido – podemos pensar que, se as chuvas vêm [mais provavelmente] do Norte do país, e lá, está sendo absurdamente desmatado pelas madeireiras e incendiado pelos fazendeiros, isso significa que: não está chovendo! [e há cidades onde antes era normal chover todos os dias, atualmente não chove a mais de 90 dias]. Se existem incêndios, com certeza dificulta a formação de nuvens carregadas. E se desmatam, o clima fica mais seco.
Agora pergunto: temos ou não a ver com o “estrago” que estão fazendo na maior floresta do mundo? Não é nossa obrigação ajudar? Não é isso que a maioria das pessoas pensam, muitos dizem “o que eu tenho a ver com uma coisa que está tão longe de mim?”. Não temos nada a ver, não é?
Não estou querendo que, depois de ler este post, você vá simplesmente pegar uma mochila e ir até lá, abraçar uma daquelas árvores enormes e gritar que só vão derrubar passando por cima do seu cadáver. Eles vão te matar e derrubar a árvore, nem vai adiantar. Mas podemos fazer um mínimo possível, mesmo estando tão longe de tudo o que está acontecendo.
A Globo [é, eu estou falando bem da Globo] criou uma forma de “vigiarmos” e contribuirmos com “protestos” contra as queimadas e desmatamentos da Amazônia. E tudo isso através de um app do Orkut.
O site do GREENPEACE também está com um movimento chamado MEIA AMAZÔNIA NÃO [dê sua contribuição com seu nome completo, RG e email, seus dados não serão divulgados], este abaixo assinado é contra uma medida de lei que vai acelerar a destruição da Amazônia [leia mais no site]. Vale à pena contribuir.

Depois de tudo isso eu pergunto: você ainda tem coragem de dizer que não tem nada a ver com isso? Ainda acha que não pode fazer nada?

Vamos deixar de pensar só nas nossas coisas e na porcaria do dinheiro e nos preocupemos um pouco em gastar alguns minutos do nosso precioso tempo na internet [que ficamos dividindo entre Orkut, MSN e blogs] e vamos contribuir para o bem-estar mundo.
Se não quiser também, sem problemas, a minha parte eu faço. Mas depois não vale reclamar de um calorzinho a toa de 41°.


Abraços.