30 de setembro de 2008

A arte morreu?!

Primeiramente venho me desculpar por não postar direito semana passada. Por culpa da semana de provas na facul e da minha internet banda larga que se acha discada.

_________________________________________________

Observando as músicas que atualmente tocam nas rádios e na TV, comecei a reparar que basicamente TODAS falam das mesmas coisas de formas diferentes. Não estou falando só do pop, do sertanejo, do pagode e do funk. Eu falo de uma forma geral MESMO, até MPB.

As músicas sempre geram em torno de um mesmo assunto, que são os assuntos relacionados com as emoções humanas. Quando não tem a ver com este, são relacionados a dinheiro, a uma vida de luxúria ou são músicas engraçadas simplesmente para descontrair.

Interessante que, há alguns anos atrás, as músicas não eram feitas dessa forma [não generalizando]. Parecem que depois do fatídico ano 2000, onde muitos achavam que o mundo iria acabar, e acredito que realmente acertaram em uns aspectos, pois, a cultura humana se perde a cada dia mais.

Existe a famosa frase entre os roqueiros mais antigos, "o rock morreu", esses dias atrás, visitando alguns blogs, vi a frase "o rap morreu". Comecei a pensar... Será mesmo que os diversos estilos musicais estão mesmo morrendo? Hoje são poucas as músicas bem trabalhadas, com letras diferentes, abordando temas sociais. Não vou ser ignorante a ponto de dizer que não se cria nada diferente. Acredito que já está muito difícil criar algo muito diferente, como diz o ditado popular "nada se cria, tudo se copia", eu acredito que é realmente tudo meio copiado... Mas está demais!!!

Hoje, se queremos ouvir algo diferente, temos que pesquisar entre bandas, grupos, cantores e músicos emergentes, que por causa do nosso mercado cultural, não conseguem espaço na mídia. Só porque fazem um trabalho diferente do que é o esperado.

Tomamos um exemplo, hoje famoso, mas demorou em conquistar um espaço. Falo de Seu Jorge, compositor, músico e cantor. Ele precisou compor muitas músicas românticas até conseguir um espaço na mídia para mostrar seu trabalho. E incrível como o trabalho "diferente" dele, ainda assim não consegue seu devido lugar de prestígio, a não ser para seus fãs.

E não é só ele... Temos muitos músicos e cantores com bons trabalhos que não aparecem. O pior é que quando aparece e ganha prestígio, muitas vezes é uma regravação, e as pessoas com pouco conhecimento acham que aquela música é daquele intérprete.

Falei pra caramba sobre a música, mas não é só a música que vive isso. O cinema, o teatro, as produções para TV, quase tudo tem que ser básico, simples, comum, igual,

"bonito", ter certa conotação romântica ou erótica. Traduzindo, algo para ser produzido e vendido em grande escala. Pra quê gastar tempo e dinheiro com algo que não agrada a massa ?!...

Enquanto nossa Indústria Cultural pensar dessa forma, vão lucrar muito, mas vão empobrecer nossa população... Afinal, que mal há se é isso que querem ?! Pra que deixar uma história, se talvez, amanhã seremos sugados [segundo a teoria LHCdiana] ?!

Mas e se não formos ? Acho que só temos músicas eletrônicas e uma ou outra música realmente interessante para deixarmos de história para nossas futuras gerações...

Pena que ainda existem boas produções por aí, não só dentro do rock, samba, rap [hip-hop], MPB ou outro estilo musical, que infelizmente vão ficar esquecidas por não serem famosas...

_________________________________________________

* gosto de muitos estilos musicais, não defendo só um ou outro, até psy eu curto, só acho que muitos estilos estão se perdendo por conta da velocidade da mídia.

* olhando agora o texto ficou meio ruim, mas por falta de tempo para melhorar vai assim mesmo... ;P

Compare preços de Raul Seixas