22 de novembro de 2008

Dia da Música

A palavra música vem do grego "mousikê", que significa a arte das musas. Por isto, incluía também a poesia e a dança. E o que todas elas têm em comum? O ritmo!
Hoje é o Dia da Música, mas poucas pessoas sabem, menos pessoas ainda conhecem a fundo os ritmos que balançam o Brasil.
Eis alguns:
MPB: A Música Popular Brasileira, ou MPB, é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração daBossa Nova. Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do Rock e oSamba, dando origem a um estilo conhecido como Samba-Rock, a do Música Pop e do Samba, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no final da década de 1990 a mistura da Música latina influenciada pelo Reggae e o Samba, dando origem a um gênero conhecido como Samba-reggae.
Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil, em que esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o Baião, a Bossa Nova, o Choro, o Frevo, o Samba Rock, o Forró, o Samba-reggae e a própria MPB.

Rock Nacional:O rock brasileiro ou BRock (conhecido no Brasil de rock nacional) é um estilo musicalderivado do rock, que teve início nos anos 50 e 60, mas só começou a ter força nos anos 80. Como é um assunto que não tem como dar um "enxugada", prometo fazer um post dedicado ao nosso Rock durante essa semana.

Os principais nomes do Rock brasileiro são: Legião Urbana, Engenheiros do Hawai, Titãs, Jota Quest, Barão Vermelho, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Elis Regina, Caetano Veloso, Tom Zé, Mutantes, Raul Seixas, Secos e Molhados, Zé Ramalho, Belchior, Fagner, Paralams do Sucesso, Kid Abelha, Ira!, Ultraje a Rigor, RPM, Aborto Elétrico, Capital Inicial, Sepultura, Camisa de Vênus, Mamonas Assasinas, O Rappa, Charlie Brown Jr, LS Jack, Los Hermanos, Cassia Eller, Nação Zumbi, Raimundos, Pato Fu, Skank, Tianastácia, O Surto.

Sertanejo:

No Brasil, denomina-se música sertaneja o estilo musical autoproclamado herdeiro da "música caipira" e da moda de viola, que se caracteriza pela melodia simples e melancólica; muitas vezes é chamada de música do interior. Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à influência da música countrynorte-americana que a indústria brasileira está usando como novo segmento comercial natelevisão e na indústria de gravação.

O adjetivo "sertanejo", originalmente, refere-se à cultura nordestina, do interior, que encontrou vegetação e clima hostis, além da dominação política dos "coronéis", obrigando a desenvolver uma cultura de resistência, do matuto, legitimamente sertanejo, conhecedor da caatinga. Difere-se da cultura caipira, originária na área que abrange o interior de São Paulo e os Estados deMinas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Ali se desenvolveu uma cultura do colono que encontrou abundância de águas, terra produtiva e um clima mais ameno, típico do cerrado.

Bossa Nova:

Não tem como falar pouco da Bossa, é um estilo totalmente brasileiro e inovador na época.

Alguns dos nomes da Bossa: Caetano Veloso (esse tá em tudo!), Vinicius de Moraes, Tom Jobim, João Gilberto.

Samba: O Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil. O nome "samba" é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.

Outro estilo muito complexo e com uma história fantástica, volto a falar dele mais para a frente.

Pagode se inclui com uma sub-gênero do samba, por isso não tem um tópico para ele.

Definitivamente, o blogspot não gostou desse post e por isso, não aceita as minhas formatações, por isso está essa bosta!