28 de outubro de 2008

ANIMAÇÃO?! [ parte 4 - final ]

Não tive sorte com minha internet... Eu ia postar tudo separadinho, mas como não deu, uni tudo que sobrou em um único post, até porque depois vem o comemorativo ao dia INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO.

_________________________________________________________



ANIMAÇÃO DE RECORTES:
é um tipo de animação que, além da arte gráfica, se utiliza recortes de papel, tecido, cartão e até mesmo fotografias. Podemos ver este tipo de animação nos primeiros episódios de South Park e Bob Esponja.


PRIMEIRO EPISÓDIO DE SOUTH PARK [reparem nos papeis cortados na abertura]


O South Park é um desenho estadunidense e foi criado por Matt Stone e Trey Parker, em 1997.



STOP MOTION: é a modalidade de animação que utiliza modelos reais de diversos materiais - o mais comum massinha de modelar. Na produção os modelos são movimentados e fotografados quadro por quadro. Podemos ver este tipo de animação em filmes como: A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack. Pode ser dividida em três sub-categorias: Claymation, Pixilation e Animação com fantoches. Também tem Motion Type, não estava inclusa nessa listagem mas tem a base do STOP MOTION.

* CLAYMATION: é a animação feita com massinha de modelar ou barro.


CRIANDO O CORPO - JAN SVANKMAJER


Este é um trecho do filme "Escuridão, Luz, Escuridão", de 1989, onde o cineasta surrealista/expressionista Jan Svankmajer utiliza massinha de modelar, olhos de vidro, dentadura e até mesmo uma língua de boi.


COMO ACABAR COM A POBREZA


Eu não sei de quem é o video, pois nao dizia o nome do criador, porem ficou muito bom e a idéia muito inteligente, concorreu ao ANIMA MUNDI, mas nem sei o ano nem se venceu ou não. [vale lembrar que há outros materiais no curta além da própria massinha de modelar.


* PIXILATION: é uma técnica na qual atores vivos e objetos reais compõem a cena e são fotografados quadro a quadro, criando, assim, a sequência de animação.


O CHAPÉU - PEDRO BARRETO


Animação feita na oficina de Pixilation do Anima Mundi 2008, no Rio de Janeiro.


RAP DAS ARMAS [lembram disso?!] - TROPA DE ELITE PLAYMOBIL


Esse videozinho é até legal... lembrando-se que isso é um funk né... Foi feito por Daniel Braga, como mostra no final do video.


* ANIMAÇÃO COM FANTOCHES: a animação feita com bonecos de fantoche, como vemos geralmente em peças teatrais infantis e desenhos antigos da Cultura.

[não achei nenhum video legalzinho...]


e como falei...

MOTION TYPE: seriam palavras animadas. Básicamente feito frame por frame no Flash.


TRAINSPOTTING MOTION TYPE


Feito com texto "Chose" do filme Trainspotting.


ANIMAÇÃO LIMITADA: é um tipo de animação onde os personagens não são desenhados inteiramente. É muito comum este tipo de animação em videos publicitários.

[também não achei este video, achei um com uma mistura de 3d com pessoas reais...]


COMERCIAL DA BRAHMA


Não é bem uma animação limitada, mas é bem legal a mistura de 3d com os atores vivos...


_________________________________________________________

Não viu os outros posts ?! Clique :

ANIMAÇÃO?! [ parte 1 ]

ANIMAÇÃO?! [ parte 2 ]
ANIMAÇÃO?! [ parte 3 ]

_________________________________________________________

* em Anima Mundi - se você clicar em Anima vai para o site oficial do festival, se você clicar em Mundi, vai para o blog do festival onde tem informações, não só do festival mas de workshops e pequenas exposições de curtas realizados pelo Anima Mundi no Brasil.
* se você clicar nas palavras linkadas provavelmente abrirá videos do YouTube [eu amo esse site].
* nem todos os videos estão em português e nem todos os videos são necessariamente "engraçados" o que vale é ver a técnica da animação, mas juro que tentei postar e linkar videos legais.
* qualquer coisa me corrijam, até porque não entendo nada de animação, só gosto da coisa mesmo XD~
* comenta ?!
* acabou =(


Espero que tenham gostado dessa série de posts... Abraços... \o/