2 de outubro de 2008

OPINIÃO



A educação como é, e não como pensamos...


Olter Lin


A educação no Brasil é muito ruim, mas mesmo assim, alunos, pais e professores a consideram ótima. Em uma pesquisa encomendada pela revista Veja do mês de agosto de 2008, apontou que mais de 60% desses grupos acreditam que a escola pública é boa ou ótima, e mais de 90% disseram que as entidades particulares oferecem esse patamar.
Porém números que podem ser encontrados através do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e MEC (Ministério da Educação), órgãos que avaliam a educação no país, nos mostram uma realidade contrária a essa idéia do ensino nacional. Comparando os outros países ao Brasil, percebemos o quanto catastrófico é o nosso desempenho, não conseguindo alcançar a qüinquagésima posição entre cinqüenta e sete nacionalidades analisadas nos quesitos de matemática e ciência.
Isso mostra como o sistema educacional brasileiro é frágil, porém por falta de informação a população acredita que a recebe ensino de primeiro mundo. Parte da culpa é atribuída à mídia geral, que com propagandas anunciam as melhores notas atribuídas pelo MEC, só “esquecem” de dizer que os conceitos brasileiros estão longe dos ideais.
Apesar de todos os problemas do sistema, existem as exceções, pessoas que com determinação se graduam e continuam sempre a buscar novos conhecimentos, seja na área de tecnologia, matemática ou ciência, estão sempre se especializando e melhorando a reputação educacional do Brasil. É importante que cada um entenda que o modelo é falho, e que em curto prazo, dependemos de nós mesmo, devemos buscar o conhecimento por prazer, pra deixarmos de sermos alienados, pra mostrar que tem algo errado, e que pra corrigir isso, não basta apenas saber que não está certo, temos que nos mobilizar para melhorar.