23 de outubro de 2008

ANIMAÇÃO?! [ parte 1 ]



Acho que muitas pessoas já assistiram filmes como: A Era do Gelo, A Fuga das Galinhas, Carros, entre outros. E se perguntarmos o estilo do filme [além de ser do gênero infantil, claro] muitos vão dizer: ANIMAÇÃO!

Tá! Que todos aqueles filmes são feitos de animação eu sei. Mas, o que é animação? E qual tipo de animação?

E este é o tema deste e dos meus próximos posts!

Eu não sou técnica, web designer, designer gráfica, cineasta, ou axpirante a qualquer coisa destes gêneros, portanto sou simplesmente uma viciada em curtas e longas feitos em animação [isso mesmo, aquela criatura 'doente' que passa horas no YouTube e Mundo Canibal, vendo videozinhos engraçados e fica assistindo desenhos e filmes infantis - assisto outros filmes também, tá?! E nem sou desocupada, ok?!]. Só que isso não faz parte do post.

Todos os dias vou dar uma explicação muito básica sobre alguns tipos de animações [se algo estiver errado ou incompleto, me desculpem, pois peguei TUDO da internet...]

Hoje vou falar básicamente o que é a ANIMAÇÃO e ao longo dos dias que se passarem vou postando mais sobre as técnicas que englobam este universo mágico de frames e fotogramas.



O QUE É ANIMAÇÃO ?

ANIMAÇÃO
seria um processo, no qual cada fotograma de um filme é feito individualmente, e pode ser gerado por computação gráfica, ou fotografando imagens desenhadas fazendo pequenas mudanças ou a um modelo, também fazendo pequenas mudanças e fotografando os resultados. Ao ligar estes fotogramas e o filme produzido ser visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, cria-se um efeito de ilusão de movimento contínuo. Com a animação digital, este processo se torna mais rápido, mas ainda assim produzir uma animação não é tarefa fácil.

Abaixo alguns exemplos de animações conhecidas.


EDNA - PIXAR


Este é um video muito legal, produzido pela PIXAR [ao menos é o que tudo indica], onde o famoso Chaplin passa por diversas cenas famosas do cinema contemporâneo em busca de sua amada.


GABOLA, THE GREAT MAGICIAN - PDI [ Pacific Data Images ]


Também é um video bem legal produzido pela PDI [Pacific Data Images] ou mais popularmente conhecida DREAMWORKS ANIMATION.


TENNIS


Galinhas jogando tênis, eu nunca imaginei isso e ficou bem bonitinho... Me parece que é um comercial...


BUNNY - CHRIS WEDGE


É um video produzido em 1998, basicamente é um coelho tentando cozinhar.


GERI'S GAME - PIXAR


Mais um excelente video da PIXAR. Reparem que a cada mudança de lado do jogo o velhinho modifica o seu personagem.


____________________________________________________

* se você clicar nas palavras linkadas provavelmente abrirá videos do YouTube [eu amo esse site] ou explicação da palavra [caso seja desconhecida para o leitor].
* nem todos os videos estão em português.
* qualquer coisa me corrijam, até porque não entendo nada de animação, só gosto da coisa mesmo XD~
* essa era pra ser uma postagem enoooooooorme, mas o Belarmino me deu a idéia de dividir e gostei, portanto ela será em partes, postada diariamente...
* comenta ?!
* aguardem a próxima postagem.