6 de outubro de 2008

O mundo como ele é


Hoje passou na sessão da tarde a animação Shrek e ela me fez pensar um pouco.
Todo mundo (ou quase todo mundo) conhece o filme, e a grande maioria já assistiu, o que poucos conseguem perceber é a como que a animação é um jeito de "descontificar" os contos de fadas. O Príncipe é um Ogro feio e rude, o alazão é um burro chato, e a princesa uma ogra "sensível". Mas a grande sacada foi mostrar como a sociedade é hoje em dia, sempre tem um Ogro rude que se apaixona por uma princesa, que depois quando eles se conhecem passa a ser uma ogra, temos o burro chato que se apaixona por uma dragoa e na maioria das vezes se casam. Ou seja é desmistificação da sociedade é ela como ela é e, não desfarçada como normalmente é.

Quero dizer, todo mundo é um pouco ogro, todos nós somos brutos e rudes com a maioria das pessoas e só perdemos isso com quem nós queremos, que é o caso do Shrek com a Fiona, ele é um ogro, mas fica sensível (dentro do possível para um ogro) para poder conquistá-la. O Burro ele é chato, é irritante e petulante, mas tem um ótimo coração e é amigo e sincero e a dragoa, apesar de feia ela é romântica e carente.

O que é engraçado é que a Fiona é enfeitiçada e, é uma princesa durante o dia e uma ogra a noite e, o feitiço passa com o beijo do amor verdadeiro e, assim ela passa a ficar na forma dela de verdade, o que faz todos crer que ela ficaria uma princesa para sempre. Outra forma de desmistificar, ela vira uma ogra, era assim que ela era antes do feitiço, ou seja o amor verdadeiro tem que ser forte o suficiente para aceitar as pessoas como elas são e não apenas pela aparência, pois ela (a aparência) um dia vai embora e você vai estar com uma pessoa feia (velha) e o amor tem que sobreviver a isso.
Nós deveríamos parar para pensar um pouco nossas atitudes e olharmos ao nosso redor e ver que o mundo não é um conto de fadas.

RECADO

Sexta feira, dia 10, o blog será aprensentado no Prata da Casa da Sétima Semana de Comunicação e Linguagens da UNIFEV.
Para os interessados o evento será realizado na Cidade Universitária da UNIFEV em Votuporanga e as inscrições é 30 reais, podendo participar de palestrar e mini-cursos.

Até mais.

Compare preços de PERSONAGENS