26 de outubro de 2008

Dicas de Domingo

Todo domingo o Belarmino posta algumas dicas culturais e cyber-culturais aqui no blog.
Mas hoje eu que vou postar!
Coloquei coisas diferentes, algumas que eu gostei e outras que achei interessante.

_________________________________________________________


DICA DE FILME:

Está em cartaz [acredito que por boa parte do país] o longa Ensaio Sobre a Cegueira, uma adaptação da obra de José Saramago, lançada em 1995, de mesmo nome. Segundo os cinéfilos de plantão é uma das mais fiéis adaptações da literatura para o cinema.
Dirigido por Fernando Meirelles [mesmo diretor de Cidade de Deus] e lançado em setembro deste ano, o filme narra a história de uma epidemia inexplicável, que atinge uma cidade não identificada, e o resto do filme... Vão para o cinema assistir!


ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - TRAILER [legendado]







DICA DE SITE:

Achei este ótimo site em uma das minhas muitas vasculhadas pelo www. O slogan dele é "música para ver, vídeos para ouvir". A idéia deles é propagar o trabalho de artistas da música famosos e nem tão famosos em nosso país, unindo o cinema à música, ondes eles cantam em locais inusitados, de uma forma descontraída e informal. O site já conta com 60 volumes. E nele passaram artistas famosos como: Zélia Duncan, Mart'nália, Arnaldo Antunes, Pato Fu, entre outros. Vale a pena conferir!



DICA DE LIVRO:

Os Dragões Não Conhecem o Paraíso é um livro de contos de Caio Fernando Abreu, um escritor e jornalista gaúcho [* 1948 + 1996]. Os pricipais temas de seus textos eram: sexo, medo, morte e solidão. Em suas narrativas, ele descreve nosso cotidiano de forma dramática e, até posso dizer, nostálgica.

Leia um trecho do conto de mesmo nome do livro:

"Eles são solitários, os dragões. Quase tão solitários quanto eu me encontrei, sozinho neste apartamento, depois de sua partida."


DICA DE BLOG:

Procurando o texto dos dragões de Abreu, achei este blog dedicado a ele, e como sou fã dele vou postar aqui. O blog se chama Sem Amor Só a Loucura e quem posta nele é a Lu e a Lara. Nele podemos encontrar um acervo deste magnífico escritor - não digo TUDO pois não olhei todo o conteúdo do blog. Mas tem muita coisa boa. Aconselho a leitura também do texto : ONÍRICO.


DICA DE MÚSICA:

Alguém aí conhece Samba de Rainha?! É... eu não sou muito fã de samba e tal, mas o que é bom tenho que postar né... Pra vocês conhecerem mais leia esse trecho retirado do Música de Bolso: "Reunião de mulheres apaixonadas pelo samba e resposta à predominância masculina nos redutos do gênero, o Samba de Rainha surgiu como um 'pagode em casa' e logo estava se apresentando nos mais variadas locais e palcos." Leia mais clicando aqui.


AU REVOIR - SAMBA DA RAINHA


Veja mais clipes delas clicando aqui.




E por hoje é só. Espero que tenham conferido tudo, ahh e gostado também...


Ótimo restinho de final de semana para vocês... Abraços...