24 de outubro de 2008

RESPEITÁVEL PÚBLICO JÁ É CLICHÊ...



Foto da trupe O Teatro Mágico



Lendo uma matéria da Revista E, me lembrei de uma conversa que tive outro dia, o assunto: o novo formato circense que vem tomando espaço nos picadeiros do Brasil e do mundo.

Na matéria da Revista E, fala-se sobre as Escolas de Circo. Seu surgimento, o espaço e crescimento que vem tendo desde os anos 80.

E podemos notar isto. Hoje difícilmente vemos grandes circos [a não ser os muito tradicionais] terem em seus espetáculos exibições com animais. Outro dia, assistindo a TV [momentos raros] vi uma matéria, se não me engano no Jornal Hoje, sobre um circo brasileiro que substituiu totalmente os animais e outras muitas apresentações tradicionais. O espetáculo era práticamente um teatro cheio de humor fantasioso, malabarismos e saltos acrobáticos.

Tomamos como grande exemplo o Cirque du Soleil, que hoje, é o maior circo do mundo.


CIRQUE DU SOLEIL - ESPETÁCULO KOOZA - PARTE 1/5


Apresentado no dia 11 de Abril de 2007. Parte 1 de 5. Artistas: Jason Berrent [O Malandro] e Stephan Landry [O Inocente]. Para ver todas as partes clique: 1/5 - 2/5 - 3/5 - 4/5 - 5/5.



Isso me deixa pensando... Era necessário fazer sempre os mesmos tipos de apresentações e se utilizar de subterfúgios como animais e anomalias [como os circos dos horrores que existiam antigamente]?

Acho que não, porque os novos circos estão se dando muito bem com essa nova arte e chamando cada vez mais a atenção de jovens, tanto para o circo, como para o teatro, e até mesmo a música como vemos a trupe O Teatro Mágico, que mistura originalidade musical, a magia do circo e a beleza do teatro, e cada vez, ganha mais admiradores e fãs, mesmo sendo totalmente independente.


O TEATRO MÁGICO - UMA PARTE QUE NÃO TINHA





A magia da arte ainda impera!



Abraços e espero que gostem...