31 de julho de 2009

Deputado quer legalizar venda e consumo de maconha na Califórnia



Apresentador

Nos Estados Unidos, um deputado da Califórnia apresentou um projeto ousado. LEGALIZAR A VENDA E O CONSUMO DE MACONHA, cobrar imposto e usa o dinheiro para reforçar o caixa do governo.

Repórter – Lilia Teles – Nova York

A Califórnia é um estado quebrado, afundado em dividas e a procura de ajuda para sair do atoleiro. Tom Amiano quer regular e taxar a produção de maconha, que na Califórnia é permitida apenas para uso medicinal. A produção no estado é avaliada em 14 bilhões de dólares ao ano, uma renda bem maior do que a gerada pelas uvas da região.

Até agora nem um centavo vindo da maconha vai para o estado, o deputado acha que isso pode mudar. A proposta é legalizar o consumo, inclusive para uso não medicinal e cobrar impostos de usuários maiores de vinte e um anos, o que poderia levar aos cofres da Califórnia a receita de um bilhão e quatrocentos milhões dólares, “Isso poderia ser vendido em lojas, farmácias e hospitais”, diz o deputado.

A idéia mecheu com o governador ARNOLD SCHWARZENEGGER que ontem aprovou o orçamento mais conhecido como cobertor curto, ele disse, “eu acho que devemos analisar atentamente o que outros países estão fazendo para legalizar a maconha”.

A legalização da maconha ainda não tem o apoio da maioria dos deputados da Califórnia, mas eles querem que a população vá as urnas em 2010 para decidir o que deve ser feito. PESQUISAS MOSTRAM QUE 56% DOS CALIFORNIANOS SÃO A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO.

Por enquanto o jeito mais fácil de conseguir dinheiro com a maconha é taxando produtos medicinais derivados da erva. Na semana passada Okland se tornou a primeira cidade da Califórnia a cobrar esse tipo de imposto, conselhos das cidades de Los Angeles, São Francisco e Santa Cruz estão discutindo medidas semelhantes.

Stepe Ângelo que comando um ambulatório com produtos medicinais feitos a partir da maconha agradecem a CHANCE DE SER VISTO COMO UM EMPRESÁRIO QUALQUER COM UM NEGÓCIO VALIOSO, “A MINHA ESPERANÇA É QUE A GENTE POSSA SER VISTO COMO CIDADÃOS QUE PAGAM IMPOSTOS INVES DE CRIMINOSOS”.