27 de julho de 2009

Argumentos pela legalização da maconha

Renato Cinco, sociólogo e organizador da marcha da maconha.



Quais são os argumentos dos organizadores da marcha?

Boa noite, olha, a marcha da maconha, ela defende a legalização de todo o ciclo da PLANTA Cannabis Sativa, isso significa, a legalização e regulamentação da produção, da comercialização e dos usos da planta Cannabis. O argumento central que nós utilizamos é de, que em primeiro lugar, a política de proibição da maconha ela é um FRACASSO TOTAL. A POLÍTICA PROIBICIONISTA, UM SÉCULO DE PROIBIÇÃO DA MACONHA EM TODO MUNDO NÃO CONSEGUIU REDUZIR O USO DA MACONHA, NÃO CONSEGUE IMPEDIR QUE NOVAS GERAÇÕES TENHAM ACESSO A PLANTA CANNABIS.
Além de ser um fracasso total do ponto de vista subjetivo, seria impedir que as pessoas tenham acesso a maconha, essa política de proibição ela também provoca o AUMENTO DA VIOLÊNCIA E DA CORRUPÇÃO, porque a maconha torna-se, POR SER PROIBIDA, uma mercadoria que ajuda a financiar o crime, que ajuda a financiar organizações criminosas.
No nosso entendimento a sociedade ganha muito mais com a legalização e com a regulamentação, porque nós podemos adotar políticas de saúde pública, política de prevenção, de redução de danos, que podem ser financiadas pelos recursos oriundos dos impostos provenientes desse mercado. Nós entendemos que substituição da política proibicionista por uma política de prevenção através da informação e de tratamento dos eventuais dependentes é muito mais interessante para a sociedade, pode fazer que a gente avance inclusive fazendo que a planta maconha possa ser explorada nos seus outros usos, porque a proibição da maconha quando foi feita não se conhecia o principio ativo da planta que é o THC, só nos anos sessenta é que o THC foi identificado.
A planta foi criminalizada na sua totalidade isso impede também o uso industrial, o uso farmacêutico medicamentoso da planta e outros usos que ela possa vir a ter, inclusive religioso.




Vômito Cultural da Sinal Verde para a Ganja.