24 de julho de 2009

Paz de espírito como produto comercial


Todos estão fartos de cultura, uma cultura de obras validíssimas, de preços baixos, fácil acesso e edição integral. Com tantas informações em forma de digest que nos são oferecidas através dos meios de comunicação, a paz de espírito está esquecida.

E agora o que as pessoas mais querem? Eu respondo: paz e tranqüilidade, e nada mais fácil do que ter um rancho na beira do rio para ir descansar aos finais de semana, aliviar a cabeça desse excesso de informações.

Em uma sociedade dominada pela cultura de massa, tudo se torna produto a ser a comercializado e consumido. A difusão desses produtos está cada vez mais fácil, e assim tudo o que é novidade se torna produto comercial.

O que está acontecendo hoje em dia é a criação de condomínios de ranchos em larga escala, assim como foi feito com as obras culturais, tudo o que nos é oferecido e as pessoas aceitam com facilidade, é transformado em produto comercial. Estes produtos por terem grande aceitação do público são oferecidos às pessoas com inúmeras facilidades de compra e de uso.

É tendência do ser humano se adaptar as novas tecnologias. Mesmo querendo sair um pouco dessa loucura do mundo globalizado, ele encontra a mesma forma de difusão e comercialização em enormes quantidades dos ranchos que por muitas vezes são denominados como “recantos de paz”.