17 de dezembro de 2008

FUNK É CULTURA?

Hoje pela manhã [tá eram mais de 11 horas ¬¬], sentei aqui e abri os principais sites de notícias [aqueles mais acessados...], ao abrir o TERRA me deparei com tal título:

"Deputado quer que funk seja manifestação popular e cultural"

Redação Terra

Leia a matéria na íntegra.

_________________________________________________________

O funk é uma manifestação sim.
Não vou dizer que o funk não é música, e acho sim que há boas letras dentro do "movimento funk", e estas merecem sim o seu devido respeito, tal como o hip hop, o rap, o rock, o samba, o sertanejo e tantos outros estilos que temos em nosso país e até mesmo no mundo.
Realmente é uma manifestação popular, leva vários jovens e adultos à curtirem as batidas feitas pelos DJs e as letras dos MCs.
É impossível dizer que o funk não é popular, que bem ou mal movimenta o dinheiro das comunidades mais carentes e proporciona lucro.

Agora... Ser movimento CULTURAL?! Qual a cultura que tem o funk?! Tá se vocês me falarem de James Brown eu concordo plenamente, e até DJ Malboro, entre outros... E se me falarem que um funk como o Rap da Felicidade é bom, eu vou ter que concordar por realmente ser bom, ter uma boa idéia, transmitir algo. Esse sim seria o funk para Movimento Cultural.

Agora, vai me dizer que os funks que fazem apologias ao sexo é cultura?! Faça-me o favor né?!
Nada contra quem goste ou não, mas sinceramente não acredito que seja movimento cultural isso, mas sim popular.
Concordar com esse tipo de "cultura" é concordar com a imagem que o Brasil tem lá fora, para os outros países, é concordar em ser o país do "samba, futebol e mulher pelada".


ESSA É A CULTURA BRASILEIRA?




O Brasil é só isso?! Acredito que nossa população produz muitas coisas boas, não menosprezando os bons MCs e DJs do movimento, só discordo da forte conotação sexual que empregam e o pior, um Senhor Deputado concordar com isso...

Se for um bom funk até acho válido ser Movimento Cultural, mas funk apelativo não, né?!
Acho que esse tipo de funk deveria ser Movimento popular e sexual, não cultural.

Me perdoem quem curte, como disse nao tenho nada contra o estilo, mas não é cultural isso.

_________________________________________________________

CULTURA: é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.

_________________________________________________________

* me desculpe se fui exagerada e nem um pouco imparcial, mas realmente não concordei com isso e gostaria de saber a opinião dos demais, se você concorda ou discorda diga o porquê =)

_________________________________________________________

Abraços...