2 de dezembro de 2008

Conjução Astral

Uma maravilha da Natureza, o alinhamento de Júpiter, Vênus e da Lua chamado de conjução é hipnotizante, magnifico, estonteante, sem palavras.






- Entendendo o que foi observado
Para entender o que foi visto no céu esta noite basta imaginar o imenso carrossel do Sistema Solar visto de longe. Ao redor do Sol (S) giram os planetas Vênus (V), Terra (T) e Júpiter (J) escravizados pela gravidade da nossa estrela. Ao redor da Terra gira a Lua (L), nosso satélite, que também tem que obedecer ao que manda fazer o forte puxão gravitacional do nosso planeta.
Hoje as posições destes astros estão representadas com boa aproximação na figura abaixo (fora de escala, de propósito).




Um obsevador na Terra (T) vê apenas uma "casquinha" de Lua (L) iluminada pelo Sol (S). E quase na mesma linha de vista da Lua (L) estão os planetas Vênus (V) e Júpiber (J). É praticamente um alinhamento de astros, o que tecnicamente chamamos de conjunção.
Olhando para o céu os três astros parecem estar bem próximos. Mas é pura ilusão de óptica. Na prática Júpiter (J) está muito mais longe do que Vênus (V) que por sua vez está bem mais afastado do que a Lua (L). A Lua você sabe, está logo ali, no nosso quintal, a pouco mais de 384.000 km da Terra o que, em termos astronômicos, não é nada!

- Você não viu?

Veja mais entrando aqui. (mas tem que entrar ali literalmente, é um túnel do tempo!)

Ou olhe pro céu logo mais.

Abraços.