6 de dezembro de 2008

JOGOS E EXPRESSÕES

Ao observar a fixação que crianças e adolescentes têm com telas de computadores em LAN houses, o foto-jornalista britânico Robbie Cooper, 39 anos, teve a incrível idéia de fotografar as expressões ao jogar jogos com certa dose de violência - os jogos escolhidos foram: HALO 3, GRAND THEFT AUTO 4 e CALL OF DUTY - ou ao navegar pela internet.
O projeto se chama Immersion [Imersão], e ele pretende fotografar cerca de 75 crianças, selecionadas a partir de seus perfis sócio-econômicos.
E não só jogos é o interesse de Cooper, mas também filmes, notícias de TV e videos na internet que retratem situações de guerra e violências.
A intenção é mostrar a reação das crianças ao receber este tipo de informações.
Uma pesquisa acadêmica, do Centro de Mídia da Bournemouth University [Grã-Bretanha] - que está inclusa no projeto de Cooper -, analisa as reações das crianças nos pontos de vista psicológicos e sociológicos, de acordo com o perfil de cada criança.


Robbie Cooper fotografa crianças para projeto IMMERSION.


Robbie Cooper fotografa menina para projeto IMMERSION.


Robbie Cooper fotografa menino para projeto IMMERSION.


Se vocês estão se perguntando como ele fotografou cada criança aí vai a exlicação:

Cooper utilizou uma técnica de captação de imagem desenvolvida pelo documentarista Errol Morris, chamada Interrotron, na qual é instalada uma câmera atrás de uma tela onde serão reproduzidas as imagens, tornando assim possível capturar as imagens.


Clique aqui e leia a matéria.
Clique aqui e veja mais fotos.


Agora uma dúvida... Como será as nossas caras enquanto ficamos diante de telas de computadores e TVs???

_________________________________________________________

Abraços...