Ao observar a fixação que crianças e adolescentes têm com telas de computadores em LAN houses, o foto-jornalista britânico Robbie Cooper, 39 anos, teve a incrível idéia de fotografar as expressões ao jogar jogos com certa dose de violência - os jogos escolhidos foram: HALO 3, GRAND THEFT AUTO 4 e CALL OF DUTY - ou ao navegar pela internet.
O projeto se chama Immersion [Imersão], e ele pretende fotografar cerca de 75 crianças, selecionadas a partir de seus perfis sócio-econômicos.
E não só jogos é o interesse de Cooper, mas também filmes, notícias de TV e videos na internet que retratem situações de guerra e violências.
A intenção é mostrar a reação das crianças ao receber este tipo de informações.E não só jogos é o interesse de Cooper, mas também filmes, notícias de TV e videos na internet que retratem situações de guerra e violências.
Uma pesquisa acadêmica, do Centro de Mídia da Bournemouth University [Grã-Bretanha] - que está inclusa no projeto de Cooper -, analisa as reações das crianças nos pontos de vista psicológicos e sociológicos, de acordo com o perfil de cada criança.
Robbie Cooper fotografa crianças para projeto IMMERSION.
Se vocês estão se perguntando como ele fotografou cada criança aí vai a exlicação:
Cooper utilizou uma técnica de captação de imagem desenvolvida pelo documentarista Errol Morris, chamada Interrotron, na qual é instalada uma câmera atrás de uma tela onde serão reproduzidas as imagens, tornando assim possível capturar as imagens.
Clique aqui e leia a matéria.
Clique aqui e veja mais fotos.
Agora uma dúvida... Como será as nossas caras enquanto ficamos diante de telas de computadores e TVs???
_________________________________________________________
Abraços...