10 de agosto de 2009

Pipas



Já é a segunda vez que me da vontade de soltar pipa, sim, soltar pipa. Parece bobeira erguer aquela armação revestida a papel com fitas plásticas embutidas na vara de bambu central e ficar olhando para o alto, no sol, durante horas, mas ao ver a garotada nas ruas enfrentando fios elétricos, vias asfaltadas e o trânsito insano para brincar com seus diversos modelos de papagaios.

Lembro-me da ultima vez que soltei pipa, ainda na infância, havia um desenho de Xis e cruzando uma cruz, em branco, Xis Cruz, e o fundo azul, semelhante à bandeira da Escócia. Era como de estimação, já havia a batizado, descarregar toda a linha, alguém assume a lata para que você se posicione e então, se solta a lata, neste momento se deve gritar um nome ou qualquer outra coisa e pegar a lata de linha.




Todas as “manobras” que uma pipa fizesse ela era capaz, retão, cortar o vento, a favor do vento, desbicar, entre outras. No entanto tudo que é bom demais tem fim trágico. (nem tudo)
Mas está história tem. Era um dia comum como qualquer outro, os pássaros cantavam, os gatos miavam, os cachorros latiam e a reforma continuava. O filho do pedreiro, que não faço idéia de quem seja hoje, me acompanhou até o campinho da rua de cima, era próximo ao almoço e voltaríamos logo por isso não deixamos que as pipas fossem longe. Estava descontraído e só me dei conta que levei um rela quando as linhas se tocaram, a minha cortou e a pipa começou a cair, o vento forte a carregou até o poste mais próximo e por lá, enroscou-se.

Briga, choro, pedras voando, arminha de pólvora para assassinar o culpado da perda não de uma pipa, mas de um objeto por qual eu era apegado. Foi outro cara que me cortou, porém ele havia deixado, com a linha dele e a pipa dele. O pessoal mais velho separou a confusão, após esse dia fiquei traumatizado, nunca mais soltei pipa.

Hoje tive essa vontade, mas já levaria ao menos 10 pipas prontas e 800 metros de linha, assim tira a disputa, perdeu? Pegue outra para uma nova disputa. Afinal montar uma pipa não sai mais caro que um real, se gasta muito mais com ambição e destruição, própria e coletiva, o que é gastar um real pela diversão e paz (?).


Como Fazer ? Video Tutorial



No Cinema - O caçador de Pipas




Mais em www.pipas.com.br