26 de agosto de 2009

Filme: American Pop (1981)


Assisti esse filme pela primeira vez quando tinha 13 anos (em uma aula de história); e esse, entre todos que vi até hoje, particularmente me chamou a atenção. Depois de 6 anos voltei a vê-lo.
Lançado em 1981, não agradou os críticos da época, sendo considerado um fracasso em seu lançamento; tornou-se um dos filmes mais cultuados do final da década de 80, quando começou a circular em fitas VHS. Porém, é ainda um filme pouco conhecido e difícil de se localizar (encontrei-o somente na internet).
Ralph Bakshi dirige esta animação, com trilha sonora de artistas como Jim Morrison, Jefferson Airplane, Jimi Hendrix, Lynyrd Skynyrd, Janis Joplin, entre outros.
Um trecho (1920 à 1980) da história da música nos Estados Unidos. Um garoto judeu e sua mãe fogem da antiga Rússia (em um momento de conflito) para os Estados Unidos, onde começam uma nova vida.
Começando pelos famosos cabarés, passando pelo Jazz, mostrando o movimento hippie até o rock dos anos 80. Assim, o filme conta a história do rock e de quatro gerações de músicos em busca do sucesso; mostrando o contexto social, histórico e cultural de forma real.




Abraços.