21 de agosto de 2009

Jornalismo

Para que serve o jornalismo




A finalidade do jornalismo é fornecer aos cidadãos as informações que precisam para serem livres e se autogovernarem. Porém esse comprometimento é rompido na escolha do que é veiculado, seja por interesse político ou econômico, é uma manipulação por parte dos meios midiáticos que em sua grande maioria se embasam em seus títulos comerciais.


É claro que o jornalismo não foi sempre comercial, no texto “Os elementos do jornalismo, o que os jornalistas devem saber e o público exigir” de Biel Kovack e Tom Rosenstiel pode se observar o exemplo polonês, no qual a imprensa livre foi censurada, e a oferecida pelo governo não representava a população, essa então, mesmo com equipamentos precários iniciou a produção de conteúdo jornalístico e os transmitiu por meios clandestinos, assim dando a oportunidade do povo conhecer a realidade por outros pontos de vista.


Atualmente a possibilidade de fugir do “controle” midiático é enorme. Com a invenção de ferramentas como o computador e a internet qualquer cidadão que se deparar com algo que lhe deixe inquieto pode pesquisar opiniões extras, descobrir o que está por trás do noticiado e até reproduzir a fim de que os outros possam tem uma melhor formação do assunto tratado.


Além das questões ideológicas o jornalismo propõe apresentar o desconhecido, principalmente nos dias de hoje em que fatos ocorridos do outro lado do mundo invadem nossas casas segundos após ocorridos por meio das novas mídias, e pouco tempo depois, pelas convencionais. O que pode ocasionar a mistura de culturas, transformação do ambiente local baseados em fatos que jamais seriam conhecidos sem a ferramenta do jornalismo.


O jornalismo se remete a informar e assim formar a opinião de quem o recebe. Porém o autogoverno somente existe a partir do momento em que o interesse parta do receptor em interagir, em discutir se está certo ou errado e em se manifestar, pois apesar das ideias serem livres as atitudes são regradas. No entanto a sociedade sofre com o excesso de informação, que os acostumou a acompanhar o jornalismo como apenas entretenimento, no qual sua opinião é mascarada pelos interesses comerciais e suas atitudes se limitam ao assistir, enquanto isso, o show continua.


*Produzido por Olter Lin

**Foto fea, muito fea, tem que fazer plástica agui ó.