18 de abril de 2008

Drogas

Como um dos colaborados desses assuntos polêmicos, trouxe algumas informações e opinião a mais sobre as drogas.

Mas antes de qualquer alarde, e qualquer polemica, esclarecêramos, o que é droga?

"Entende-se como droga as substâncias ou produtos que, quando aplicados ou administrados no organismo, podem modificar o seu funcionamento, a maneira como está trabalhando. Algumas destas substâncias podem ser úteis em situações em que o corpo não funciona bem. Nestas situações, drogas corretamente receitadas por médicos, os chamados medicamentos ou remédios, ajudam a aliviar dores ou a curar doenças". Trecho retirado do blog boa saúde.

Remédio e medicamentos também são drogas, então antes de ser preconceituoso a chamar alguém de drogado, olhe pra si próprio, você não usa drogas?

- As drogas, seus benefícios e males -

A começar por bebidas alcoólicas.

O álcool não: abre o apetite, facilita a digestão, alimenta e dá forças, mata a sede, aquece, estimula, faz bem ao coração.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos apontam que o “consumo baixo ou moderado de álcoolresulta em uma redução no risco de doenças coronárias. Porém, a OMS adverte que “outros riscos para a saúde e o coração associados ao álcool não favorecem uma recomendação geral de seu uso”.

- Consumo Moderado

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), consideram-se bebedores moderados os homens que consomem menos do que 21 unidades de álcool por semana e mulheres que consomem até 14 unidades de álcool por semana. Cada unidade de álcool equivale à 10ml de álcool puro, por exemplo 350ml de cerveja com 4% de álcool equivale à 1,5 unidades de álcool. Isto quer dizer que homens podem consumir no máximo por volta de 2 latas de cerveja por dia (ao longo do dia) e mulheres 1 lata. É importante ressaltar que não se deve consumir as 21 ou 14 unidades de álcool concentradas em um único dia, ou em poucos dias, isto poderá levar a pessoa a desenvolver problemas futuros (alcoolismo) ou imediatos (acidentes de trânsito, situações sociais embaraçosas, etc).

Quem faz consumo moderado de Alcool ?

Quem nunca presenciou um acidente provocado por um motorista embriagado ?

Foi comprovado que o consumo de álcool está associado a um maior risco de doença de Alzheimer e outras doenças senis, angina no peito, fraturas e osteoporose, diabetes, úlcera duodenal, cálculo biliar, hepatite A, linfomas, pedras nos rins, síndrome metabólica, câncer no pâncreas, doença de Parkinson, artrite reumática e gastrite. O consumo moderado também pode dificultar a memória e o aprendizado, e até piora a pontuação em testes de QI.Wikipedia.

- O tabaco

Doenças associadas ao tabagismo incluem: Várias formas de câncer, particularmente câncer de pulmão, câncer dos rins, da laringe, Cabeça, pescoço, mamas , bexiga, esôfago, pâncreas e estômago.

Há evidências de risco aumentado de leucemia, câncer de pele, fígado, colo uterino, intestinos, Vesícula biliar, adrenal, além de correlação com tumores infantis.
Doenças Cardio-vasculares; Acidentes vasculares cerebrais; Doença vascular periférica; Distúrbios respiratórios, como bronquite, Doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema; Tromboangeite obliteraste; Impotência sexual; Catarata; Redução da memória e dificuldade de aprendizado em tabagistas adolescentes.

Além da nicotina, os cigarros possuem alcatrão, que é altamente cancerígeno e favorece a formação de coágulos nas veias e nas artérias podendo assim, obstruí-las o que poderá levar a um AVC, ataques cardíacos, etc...

o tabaco provoca o amarelecimento dos dentes, por via da nicotina.Provoca cancro da boca ,da lingua,do esofago,da faringe e da laringe;

O tabaco provoca infertilidade,problemas de erecção nos homens e aborto no caso das mulheres;

Ao tabaco já foram atribuídos possíveis efeitos benéficos sobre certas condições, presumivelmente devido aos efeitos da Nicotina sobre o sistema nervoso. Alguns estudos demonstraram que a incidência de tabagismo em pacientes que desenvolveram o Mal de Alzheimer é menor que na população em geral, o que foi interpretado como uma possível proteção que o tabagismo traria contra a doença. Entretanto, a pesquisa sobre o assunto é limitada e os resultados controversos. Alguns estudos demonstram que fumar aumenta o risco de desenvolver o mal de Alzheimer. Revisões recentes sobre a literatura científica disponível concluíram que a aparente menor incidência do Mal de Alzheimer entre tabagistas deve-se ao fato de que fumantes tendem a morrer antes de atingirem a idade de desenvolverem a doença. A mortalidade precoce é um problema encontrado nas pesquisas que pretendem investigar os efeitos do tabagismo em doenças de acometimento tardio, após os 75 anos de idade, como é o caso do Mal de Alzheimer já que o número de fumantes que atingem a idade de 80 anos é 50% menor que não fumantes..Wikipedia

- A Maconha

Sob o efeito da droga, é afetada a memória de curto prazo, isto é, a memória de pequena duração da qual precisamos num determinado instante e da qual nos desfazemos em seguida. Este distúrbio acaba quando o efeito da droga passa. Entretanto, efeitos de longo prazo (fumando-se mais de 35 cigarros de maconha por semana ou mais de 15 por dia) podem ser a perda da memória instantânea. Foram verificados efeitos neuroprotetores contra excitotoxidade dessa forma é benéfico na prevenção de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer.

Agora eu me pergunto, quem fuma 35 por semana ou 15 por dia ?

Algumas pesquisas, ainda não definitivas, apontam que o uso continuado da erva pode reduzir a testosterona, o número de espermatozóides nos homens, o que poderia ser revertido ao se abandonar o uso da droga. Entretanto, não é provado que uma menor quantidade de esperma tenha qualquer relação negativa com a fertilidade. Alegações de que a maconha poderia desregular o funcionamento hormonal nas mulheres, assim como alterar seu ciclo menstrual ou causar infertilidade, são improváveis e infundadas.

Está comprovado cientificamente pela OMS que a maconha provoca dependência, entretanto em grau menor que o tabaco ou o álcool. Todavia, pode causar dependência psicológica, onde o usuário, apesar de fisiologicamente não precisar da droga, sente falta da mesma para obter a sensação de bem-estar.

Há uma certa polêmica com relação aos efeitos da maconha no aparelho respiratório. Como as pesquisas dos efeitos da maconha são mais recentes do que as produzidas sobre o tabaco, os resultados tendem a ser controversos e preliminares. Contudo, uma suposta pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde) a qual teria sido censurada por motivos politicos informa que a maconha não causa bloqueio das vias respiratórias, enfisema pulmonar ou qualquer outro dano às funções pulmonares.Wikipedia

Poxa vida com tanto dano ao individuo com o alcool e o cigarro e são legalizados, por que não legalizar a maconha que causa bem estar, previve Alzheimer, e não destroi o individuo socielmete ?

Como o cigarro pode ser legalizado ?
Por que as pessoas, são tão tolerantes com o cigarro que causa, todas essas doenças ?

Quantas mortes ainda teremos por acidentes de transito decorrentes ao alcool ?
Qual é o preconceitos com as drogas?

Se cada um souber o dano delas e ainda sim quiser usa-las, como faze com o alcool e cigarros, qual é o problema ? Ficam questões no ar.