27 de setembro de 2009

Inspiração para o FOTO CUCA

O cenário e os personagens reais retratados por aquele que inaugurou o ato de fotografar como expressão de tudo que o olhar fotográfico capta sem interferência, sem ensaio ou aviso ao fotografado. Estamos falando de Henri Cartier Bresson (1908-2004), considerado o pai do fotojornalismo. Para ele, fotografar seria flagrar fatos e personagens como fenômenos não programados, e sim como ocorrem e se apresentam naturalmente para nós, no dia-a-dia, sem maquiagem.

A fotografia em Bresson

A fotografia de Henri Cartier Bresson mostra a realidade através de um recorte do cotidiano de nossas vidas. Cotidiano representado no andar, no olhar e nos afazeres da nossa rotina. Em sua câmera a imagem é capturada e congelada sem ensaio. A foto/fato em Bresson não é mais um ato esperado de consenso com o fotografado. Onde as pessoas fazem “caras e bocas”, posando para satisfazer uma pretensa realidade, forjada artificialmente.

Para Bresson a realidade é a busca da objetividade sem interferência ou mediação alguma, entre o olhar da câmera e o objeto em foco. A construção/desconstrução desta realidade se faz sem aviso prévio. Inaugura-se a arte de fotografar que vai desvendar uma nova realidade. Registrando os fatos de modo imprevisível, no tempo e no espaço. Assim, como a vida nos toma inesperadamente.

O seu trabalho é a síntese das idéias que defende como: a liberdade, a espontaneidade e o acaso como grande responsável pelo movimento das coisas, dos acontecimentos. Estes são os ingredientes a ser considerado para se descrever os fatos por meio da lente fotográfica. A foto passa a ser a descrição “em carne e osso” do momento vivido, sentido pelos personagens de um determinado contexto sócio-cultural.

Bresson vai levar ao extremo seu pensamento, de forma metódica vai produzir a mesma técnica fotográfica em todos os cenários, com todos os protagonistas da vida real. Em todos os retratos vemos as mesmas dimensões de enquadramento. O campo de profundidade está sempre a chamar a atenção independente do primeiro plano da foto. Parece com isso querer mostrar a importância do conjunto, do todo, sem o qual uma sociedade não existe. Mas este conjunto não é de todo harmônico. Pois, o mundo real também é dissonante, feito de rupturas.

No cenário repercutido pela fotografia, o que percebemos é a comunicação do homem com o que esta a sua volta. Porém, o registro fotográfico em Bresson vai respeitar tudo o que há de dúvidas e incertezas nessa relação que envolve a comunicação da imagem. Uma rede de signos sujeita ao imprevisível, aos ruídos que acompanham a cena fotográfica; e à entropia, inerente a todo processo de informação, ou seja, aos súbitos e constantes desencontros com os fenômenos, na tentativa desesperada pela apreensão do real.

24 de setembro de 2009

Regulamento FOTO CUCA


Regulamento

I – DA PROMOÇÃO E DA REALIZAÇÃO

Art. 1º

O Concurso Foto CUCA é uma iniciativa do CUCA-Votu (Circuito Universitário de Cultura e Arte de Votuporanga) em parceria com o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unifev.


II – DOS OBJETIVOS

Art. 2º

Incentivar a produção de arte fotográfica, revelar novos talentos no cenário fotográfico e ampliar a divulgação dos trabalhos acadêmicos na área de fotografia.


III – DA PARTICIPAÇÃO

Art. 3º

Poderão concorrer:

• Fotógrafos profissionais ou amadores, brasileiros maiores de 14 anos, estudantes universitários ou não.


Art. 4º

Cada participante poderá inscrever até 2 (duas) fotografias inéditas reveladas com dimensão 20x30. São consideradas inéditas as fotografias que nunca foram publicadas, impressas, e/ou classificadas em qualquer forma de expressão de artes visuais.

Parágrafo único. Não serão aceitas fotografias resultantes de composição, sobreposição, imagens manipuladas, cópias ou adaptações de outras já existentes, ou que já tenham sido premiadas.


IV – DO TEMA

Art. 5º

O tema é de livre escolha do participante.


V – DAS INSCRIÇÕES

Art. 6º

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas entre os dias 21 setembro e 16 de outubro de 2009, no Studio JZ

Rua Santa Catarina, 3445 - Centro - Votuporanga SP - (017) 3421 4118

Art. 7º

A inscrição será efetuada mediante a entrega ou a postagem de envelope lacrado.

Art. 8º

O envelope deverá conter:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida;

b) Fotos na dimensão 20 x 30, sem cortes, em papel fotográfico fosco, em preto-e-branco ou colorida;

c) Cada foto deverá conter no verso, etiqueta fixada no canto superior direito com as seguintes informações:

Título da foto:_________________________________

Nome do Autor: ________________________________

d) Autorização para a publicação da foto e a divulgação de imagem, quando for fotografia com imagem humana;


VI – DA SELEÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 9º

a) As fotografias serão apreciadas por Comissão especialmente designada, composta por profissionais de Votuporanga, de notória competência no campo da fotografia;

Art. 10ª

As fotos selecionadas ficarão expostas para visitação pública durante o SEMANCOL (Semana de Comunicação Unifev), que acontece de 26 a 30 de outubro de 2009.

Art. 11º

A decisão da Comissão é soberana e irrecorrível.


VII – DOS RESULTADOS

Art. 12º

Os resultados dos processos de seleção e classificação serão divulgados no site e nos murais da Unifev – Campus Norte e Centro


VIII – DA PREMIAÇÃO

Art. 13º

O primeiro colocado ganhará uma Câmera Digital SONY CYBER SHOT 6.0 fornecida pelo STUDIO JZ.

O segundo colocado ganhará um curso de WEB DESIGN e EDITORAÇÃO ministrado pela BIT COMPANY.

O terceiro colocado ganhará um vale compras no valor de R$200,00 para consumir até duas peças da EMPORIUM.



Concurso Cultural de Fotografia

O primeiro FOTO CUCA está com as inscrições abertas.

Os interessados terão o regulamento disponível aqui no Vômito Cultural, no blog do CUCA-VOTU e no site da Unifev, além de ser possível o seu acesso nas secretárias da Unifev, campus centro e norte, e no local de inscrição, Estúdio JZ.

Comforme publicado no blog do Cuca a escolha das melhores imagens será feito por fotógrafos e profissionais convidados, de Votuporanga e de São José do Rio Preto. mais.

Não precisa ser estudante da Unifev, tampouco fotografo profissional. E a premiação é muito boa.



PARTICIPEM.

23 de setembro de 2009

Desafio do Xadrez


Vai ser difícil encontrar um que vá ganhar! O prêmio não existe, o jogo é realizado por pura diversão e incentivo ao esporte que envolve estratégia, conhecimento das regras e boa memória.

O desafio foi informal e aconteceu por volta de meia noite e dez de hoje, 23 de setembro, Sérgio Moreno, o Master, me desafiou, Olter Lin. Esta é a primeira partida reportada ao Vômito e quando aparecer novos desafios haverá também novas postagens ao blog.





O JOGO


A partida iniciou com aberturas clássicas, por parte das brancas, Master, com o cavalo do rei, enquanto das negras o peão da rainha. Com forme foi desenrolando mantive o controle do jogo, porém uma falha fez com que perdesse a rainha de graça, o que deu uma enorme vantagem ao meu adversário, que após capturar a peça mais importante do jogo, em questão de possibilidades de jogada, distribuiu xeques, no entanto sem êxito de efetivar o xequemate.





A partir desse momento há uma reviravolta, quem falha dessa vez é Sérgio Moreno, e em uma jogada com o cavalo capturo a rainha dele. No entanto ainda me mantive em desvantagem, esta que só foi eliminada nas jogadas finais, com uma defesa impecável e o melhor posicionamento das peças dei prego (quando a peça não pode se mexer, pois colocaria o rei em ameaça caso movido), capturei os peões, o bispo e por fim, com o cavalo, não o mesmo que levou a rainha, mas o segundo equino, o lançador inter-galático...









XEQUE MATE.





ME DESAFIEM, ENTREM EM CONTATO PELO E-MAIL (messeger) olter@live.com, o jogo poderá ocorrer físico ou virtualmente.
VAI SER DÍFICIL ENCONTRA ALGUÉM QUE VÁ GANHAR !

20 de setembro de 2009

Espetáculo "Lixo Humano" - Projeto Ademar Guerra





A GIGIO Produções Artísticas apresenta nesse final de semana o espetáculo “LIXO HUMANO” Peça montada dentro do projeto da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo “Ademar Guerra” com parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga e apoio SAEV Ambiental.
Desde março a Cia, vem ensaiando o espetáculo que teve um processo colaborativo de elenco, direção e orientação. A orientação do projeto a Cia, foi realizada pelo ator e diretor Bhá Bocchi Prince, formado em arte dramática pela Escola de Arte Dramática da USP (EAD).
O elenco fez um trabalho de pesquisa, laboratório, tudo voltado para o contexto social que o espetáculo vai retratar.
O texto foi escrito pelo Prof. Márcio Bergamini, que utilizou na estrutura dramaturgica coisas que os próprios atores colocavam nas cenas de improviso que gerou o resultado final do espetáculo.
O PROJETO

Projeto de formação, o Ademar Guerra, criado em 1997, tem como objetivo principal propiciar orientação artística especializada a grupos teatrais em atividade no interior, litoral e região metropolitana do Estado de São Paulo (exceto capital).


O ESPETÁCULO

Inspirada no texto “ Homens de Papel”, de Plínio Marcos, essa história, escrita pelos atores e transcrita por Márcio Bergamini, dá um grito de alerta à sociedade para situações que ocorrem à vista dos indivíduos, que insistem em fechar os olhos para a miséria.
O espetáculo retrata a dura vida de pessoas que vivem do lixo que catam e, muitas vezes, se confundem com os próprios detritos, assumindo o anonimato e sendo relegadas ao esquecimento.
A GIGIO Produções Artísticas tem como objetivo dar uma amostra da podridão – e apesar dos pesares, do companheirismo – que jaz no homem, chamando a atenção para o comportamento da sociedade em relação àqueles que vivem à margem dela.


FICHA TÉCNICA

Inspirado na Obra de Plínio Marcos: Homens de Papel

Texto: Márcio Bergamini
Poemas: Ester Alkimim, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

Orientação: Bhá Bocchi Prince
Assistente de Direção: Kátia kinoshita Ribeiro
Cenografia: O Grupo
Figurino: O grupo
Iluminação e sonoplastia: Klebber Neves
Pesquisa: O grupo
Direção Geral: Giovanni G. Mantovani
ELENCO: Lucas Olivo Calixto da Silva, Luis Otavio Lourencetti, Tatiane Pedron,
Rogério Rover, Amanda F. de Abreu, Edmar da Costa e Kátia Kinoshita
SERVIÇO

Dia: 26 e 27

Hora: 2030

Local: Teatro Municipal

Idade recomendada 16 anos

ENTRADA FRANCA


13 de setembro de 2009

Waking Life

Dica de filme:

Para quem gosta de filme filosófico e psicodélico, na certa este é um que você vai assistir.



Sinopse:

Waking Life, ou Acordar Para a Vida é um filme de 2001 que mistura cenas filmadas sobrepostas a uma película que imita uma textura de animações flash.

Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas.

Fonte: Wikipédia
http://www.adorocinema.com/filmes/waking-life

Confira o trailer:






11 de setembro de 2009

Carlos Minc sobre a discriminalização na Argentina

Declaração do ministro do Meio-Ambiente Carlos Minc em meio a um show de Reggae em Goiás. O Vômito defende a bandeira da Legalização, mas discriminar não seria ruim, apenas não a melhor solução cabível e sim a mais apropriada para o momento. Grande Minc.






Ontem, a gente venceu 3 a 1 na Argentina. Só que tem um outro placar que a gente está perdendo da Argentina. Os juízes da Argentina DISCRIMINALIZARAM. O usuário não é mais criminoso. E esse jogo a gente ta perdendo aqui, mas vamos virar esse jogo. ACABAR COM A HIPOCRISIA COM CONSCIÊNCIA.

10 de setembro de 2009

Street Fighter

Gente, nada contra religião... Mas tem coisa que é uma palhaçada né?
Alguem lembra do Zanguief do Street Fighter? Qualquer semelhança é conhecidência....
Dá Radukeeeeeeeeem Ryu!!!!!!!!!


9 de setembro de 2009

09/09/09 (2009) - Explicações sobre esse dia mágico

Dia 09/09/2009. Hoje é dia do veterinário, “The Beatles” entrou para o século 21 com um catálogo de álbuns do grupo que sai remasterizado... Mais


O curioso não são os álbuns dos Beatles, mas a data em si, são três noves, sabemos que se você somar noves, e após somar os números entre si o resultado sempre será nove. 9+9 = 18, 1+8= 9, 9+9+9= 27, 2+7= 9 e assim sucessivamente, se não fosse o 2 de dois mil...



Virando-o de cabeça para cima se tem a data 06/06/2006, pesquisei essa data e encontrei postagens sobre Iron Maiden, Prazo para apreciação das modificações do SF e Dia da Secretária, mas o mais intrigante foi uma comunidade do Orkut, site de relacionamento administrado pela empresa Google, com o seguinte nome: Eu sobrevivi ao Dia 06/06/06 com mais de dois mil membros; e de descrição: Oh meu deus! Eu sobrevivi ao dia mais Temido de todos os milênios o dia da Besta. 06/06/06!!


- Não foi o fim dos tempos!!
- Os mortos não se levantaram para caminhar entre nós
- Não houve cataclismas naturais!!
- Nós não fomos extintos!
- Não caiu nenhum meteoro na terra!

- Não houve nascimento de bebês demônios


SIM!! NÓS SOBREVIVEMOS AO DIA 06/06/06!!! Agora nada mais poderá nos extinguir!! Quem mané numero da besta o quê!!! Pode vir que a gente dá conta!!



Sim, existe e tem pior! Há um tópico, local onde acontecem as discussões, com a proposta de que o dia estava incorreto, seria então hoje, 09/09/09.

-E se a data correta for 09/09/09 ???

Ai entra aqui! - 09/09/09 O retorno de 06/06/06

Já existe a comunidade, essa com pouco mais de 80.



É inexplicável como uma simples repetição de signo mexe como o cérebro humano. Existe todo um misticismo, muitas histórias, no entanto ao fixar o concreto, pode-se perceber que o próprio ser humano causa a degradação, e pode não ser hoje ou ano que vem no dia 10/10/2010, e no ano seguinte 11/11/2011, mas acontecerá, o homem vai acabar com o mundo, tristes aqueles que presenciarem este momento.





Meditação do dia 09/09/09 Gaia Responde.


8 de setembro de 2009

Velhas Virgens

Um pouco de Rock and Roll ....


Velhas Virgens - Senhor Sucesso!!!




Da-lhe Paulao no Cqc!!!

3 de setembro de 2009

A descriminalização da maconha – Arnaldo Jabor





Amigos ouvintes, houve nessa semana passada uma conferência no Brasil sobre drogas e falou-se muito na descriminalização da maconha. Fernando Henrique inclusive falou sobre isso.


Como disse uma vez o atual ministro Carlos Minc, é muito cômodo dizer que a maconha é responsável pela violência, quando quem mais perderia pela descriminalização do “jerere” seriam os traficantes e os policiais corruptos. Qualquer estudo sério sobre o tráfico de drogas concluiu e conclui que impossível o controle desses crimes, que movem trilhões de dólares no mundo, os especialistas sabem que a única coisa próxima de uma solução seria a liberação de várias drogas, mas a lógica repressiva não permite nem se pensar nisso.


No caso da maconha, por exemplo: Maconha não produz violência, o que causa mortes brutais e doenças terríveis são a cocaína, a heroína, o crack e outras drogas pesadas. A maconha é proibida muito mais pelo preconceito e pela superstição do que pelos seus males reais; Cocaína não, mata e faz morrer; A maconha é vista com tanto terror que é chamada de “erva do diabo”, mas já se sabe que a cannabis sativa, que é o nome cientifico, pode até produzir potentes remédios contra o glaucoma, contra náusea que a quimioterapia produz em gente que está com câncer ou AIDS, além também de possibilitar a fabricação de calmantes e medicamentos contra a insônia.


A maconha é uma matéria prima cheia de possibilidades terapêuticas, no entanto a caretice americana vê a maconha como um demônio, porque tira o sujeito da consciência, da produção obsessiva do capitalismo e isso é o pecado máximo lá nos EUA. Não há mal maior produzido pela maconha que seja pior que o whisky, cachaça, vodka e outras bebidas permitidas, o problema é que o tráfico de drogas da lucro justamente porque é proibido e pior há quem diga que se coibirmos demais o tráfico de cocaína e maconha e outras drogas, os bandidos do Rio vão se dedicar a assaltos descer o asfalto, ou seja, quanto mais proibida mais perigosa e mais lucro dá para os traficantes, um dia os caretas oficiais vão descobrir isso.



LEGALIZE-JÁ!

2 de setembro de 2009

E se o café fosse proibido

Por Ethan Nadelmann. Fundador e diretor-executivo da Drug Policy Alliance.


A organização Drug Policy Alliance se empenha em um trabalho consciente para o fim da guerra contra as drogas. Está já dura mais de 100 anos sem resultado positivo, conforme o tempo passa se gasta mais dinheiro no combate, enquanto pesquisadores descobrem maneiras de utilizá-las benéficas e até de potencial econômico, medicinal e seus riscos perante a sociedade, hora de rever conceitos.



Legenda:

Respondam-me uma coisa. Quantos de vocês tomam café todos os dias? (ergue a mão) Bastante gente.

Quantos de vocês, que bebem café, conseguem se imaginar por três dias sem café? Agora imaginem que de repente ninguém mais tenha café. Imagem o café tornado ILEGAL. Imaginem o café muito escasso. Imaginem se você estivesse SEM CAFÉ por uma semana.

Quanto você pagaria por essa xícara de café? (mostra uma pequena xícara) O que você faria para consegui-la quando sentisse seu cheiro? (cheira o café na xícara)

A SUA EXPERIÊNCIA SERIA MUITO PRÓXIMA DAQUELA DE UM VICIADO EM HEROÍNA. Muito próxima.

Você pagaria muito dinheiro por isso. Talvez você tivesse que se envolver em atividades ilegais (obs. – para não dizer CRIMINOSA) para manter seu hábito. Talvez esteja disposto a buscar o mercado negro. Talvez você até se aventure por uma favela. Ou até pagar um “avião” (cidadão disposto a se aventurar no seu lugar) para buscar café para você.

ESSA DROGA QUE HOJE ESTA DOMESTICADA E É PARTE DA NOSSA CULTURA, BEM... TORNAR-SE-IA ALGO DIFERENTE. PESSOAS PODERIAM PASSAR A USÁ-LA DE OUTRAS FORMAS, MUITO MAIS POTENTES. Talvez alguns começassem a cheira cafeína. Poderíamos transformar a experiência que temos do café da maneira fundamental, poderíamos mudar muitas de suas vidas (obs. Roubo, violência) se de repente o café ficasse ilegal e muito mais caro.

POR OUTRO LADO. SE ALGUMAS DAS DROGAS QUE SÃO HOJE ILEGAIS TIVESSEM SE TORNADO LEGAIS, SE TORNARIAM DOMESTICADAS. Se Evo Morales tiver sucesso em realizar seu sonho de criar um mercado global, legal, para os produtores de coca, será que todo mundo ia sair cheirando cocaína, fumando ou injetando? Ou o “mate de coca” iria surgir em formas sofisticadas? Nos EUA eu acho que as pessoas iam querer chiclete de coca porque a verdade é: Se você tomar cocaína em forma de um chá de coca ou chiclete de coca tem o mesmo efeito no corpo de um café expresso.

Tornar-se-ia assimilada, e aqueles que querem as formas mais potentes, alguns iriam querer, talvez até mais gente, mas seria em outro contexto. (festa)