19 de fevereiro de 2009

Olha o gelo aí

É isso mesmo galera que engole nosso vômito, o calor é bravo comentei no post de carnaval sobre Votuporanga cidade da região noroeste do Estado de São Paulo onde é quente, porém hoje vou falar do aquecimento global. A principal causa do planeta esquentar é a produção do CO² por meio da queima de combustíveis derivados do petróleo, serie de posts que coloquei e pretendo retomar a falar do assunto breve.
A queima desse gás junto a outros causou um buraco na camada de ozônio, camada esta que protege o planeta dos raios solares, com o buraco a intensidade dos raios ultravioleta que adentram a Terra é muito maior e quando chega a superfície são incapazes de voltar ao espaço, pois a camada de ozônio bloqueia sua saída, causando assim o efeito estufa, um dos causadores do aquecimento global.




Nesta terça-feira foi divulgado pela Efe (agência de notícias de Madrid, Espanha) uma nota sobre o desprendimento de um bloco da calota polar de Gelo Wilkins de 14 mil quilômetros quadrados, maior que a ilha do Havaí, o Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), também da Espanha, comunica que este fenômeno recebe o aquecimento global como culpado. Os icebergs gigantes nos quais este bloco de gelo se fragmentou começam a se espalhar pelo Oceano Austral.
Uma equipe de pesquisadores do CSIC analisa desde o último domingo, a bordo de uma embarcação de pesquisa oceanográfica, o impacto do fenômeno sobre o ecossistema do Mar de Bellingshausen.A equipe científica também presenciou como a frente de gelo do Mar de Bellingshausen retrocedia 550 quilômetros em duas semanas.Os cientistas disseram que as temperaturas de água são extraordinariamente quentes nesta região.Segundo os pesquisadores, o desprendimento e a fragmentação do enorme bloco de gelo produzirá o conseqüente aumento do nível do mar.Nos últimos 50 anos a península antártica experimentou o maior aumento de temperatura registrado no planeta: 0,5 grau centígrado por década.



[imagem do bloco que se desprendeu]

Abraços. Vamos preservar o ambiente, ele pede socorro.