25 de março de 2010

Resenha do texto e do documentário: A Janela da Alma

Esta resenha foi desenvolvida para disciplina de
Sociedade do Espetáculo e Cultura da Imagem, para a professora  Profª. M.Sc. Laura Fernanda Cimino.
Quando o olhar é apontado para alguma imagem se pode enxergar muito mais do que isso, são milhões de signos que entram e nossa visão, mas que não interpretamos. No pós-moderno com os aparelhos tecnológicos essa imagem pode ser guardada em uma imagem, que não é a vista, não é o objeto observado, mas um signo disto e, a partir daí, recriamos o mundo em uma porção de imagens.

23 de março de 2010

Crônicas-comentário

Este é o conteúdo preparado para um seminário sobre Crônicas apresentado para Prof. M.Sc. Edson Roberto Bogas Garcia na disciplina de Língua Portuguesa V - Oficina de Texto e para a turma do 5º período de Comunicação Social - Jornalismo, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga.

O objetivo do trabalho é apontar as características de um tipo de crônica, sendo que, elas devem ser identificadas dentro de uma crônica do tipo escolhido.

16 de março de 2010

241543903 - MEME

Durante aquela navegada especial na rede mundial de computadores, por meio das redes sociais virtuais, encontrei um número, 241543903. Até ai nada de especial, porém deram um significado a este número e a partir disto podemos perceber como a web 2.0 é linda, ela cria signos e depois a gente vê como coisas bobas podem se tornar grandiosas, não no caso deste número, mas ele serve como exemplo.


O número 241543903 tem engajado a proposta de que todos os arquivos de imagem nas quais as pessoas aparecem com a cabeça dentro de um freezer fossem renomeados para a combinação numérica e postados na web. Assim, quando procurado no Google ,rapidamente as imagens colocadas no ar por diversos internautas são encontradas.



Existem os que preparam o timer da câmera, outros tiram de dentro do freezer, pode pedir pra outro tirar ou até tirar em dupla, o importante é tem cabeça e freezer e claro, “upar” com os números mágicos.


Essa ação é conhecida como o “meme”, o termo foi usado em um bestseller de Richard Dawkins em 1976 e condiz com uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se”. Ou seja, existiu a iniciativa, a partir dela pessoas sentiram interesse e resolveram aderir, até se tornar a febre.




O site oficial tem vídeos e várias fotos criativas e interessantes. Hoje está tarde, mas amanhã rola uma foto minha de cabeça no freezer!

Procurando por aí terão diversas iniciativas, mas esta me chamou atenção hoje. Engraçada.



11 de março de 2010


eu trilho um caminho que tenho para trilhar
porém chega um momento, que me pergunto
se no fim deste caminho irei a encontrar

observo cada coisa que por minha vida tem passado
e só posso falar que não há alegria maior
do que ter a pessoa que tanto amo, ao meu lado

pois na única estrada que quero permanecer
é na memória da mulher que mudou meu ser
pois mesmo que eu venha a falecer
sei que ela nunca irá me esquecer