16 de março de 2010

241543903 - MEME

Durante aquela navegada especial na rede mundial de computadores, por meio das redes sociais virtuais, encontrei um número, 241543903. Até ai nada de especial, porém deram um significado a este número e a partir disto podemos perceber como a web 2.0 é linda, ela cria signos e depois a gente vê como coisas bobas podem se tornar grandiosas, não no caso deste número, mas ele serve como exemplo.


O número 241543903 tem engajado a proposta de que todos os arquivos de imagem nas quais as pessoas aparecem com a cabeça dentro de um freezer fossem renomeados para a combinação numérica e postados na web. Assim, quando procurado no Google ,rapidamente as imagens colocadas no ar por diversos internautas são encontradas.



Existem os que preparam o timer da câmera, outros tiram de dentro do freezer, pode pedir pra outro tirar ou até tirar em dupla, o importante é tem cabeça e freezer e claro, “upar” com os números mágicos.


Essa ação é conhecida como o “meme”, o termo foi usado em um bestseller de Richard Dawkins em 1976 e condiz com uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se”. Ou seja, existiu a iniciativa, a partir dela pessoas sentiram interesse e resolveram aderir, até se tornar a febre.




O site oficial tem vídeos e várias fotos criativas e interessantes. Hoje está tarde, mas amanhã rola uma foto minha de cabeça no freezer!

Procurando por aí terão diversas iniciativas, mas esta me chamou atenção hoje. Engraçada.