18 de janeiro de 2009

Paulistão 2009

A competição começa dia 21 de janeiro e termina dia 3 de maio, com o mesmo formato do último ano. O atual campeão, Palmeiras abrirá a competição no dia 21 de janeiro diante do Santo André, campeão da A-2, a partida será realizada em Ribeirão Preto. A equipe que mais venceu a competição é o Corinthians com 25 campanhas vitoriosas, tendo conquistado o ultimo título em 2003, seguido de Palmeiras com 22, atual campeão, São Paulo 21, Santos 17, Paulistano 11, São Paulo Athletic 4, Portuguesa e A.A. das Palmeiras com 3, Internacional, A.A. São Bento, Germânia, S.C. Americano com 2 e São Caetano, Ituano, Bragantino e Inter de Limeira com 1 cada, completam os que já sentiram o sabor do título Paulista.
O Campeonato Paulista foi o primeiro torneio de futebol organizado no Brasil. Existe desde 1902. A competição é disputada entre os times de futebol do estado de São Paulo e organizado atualmente pela Federação Paulista de Futebol.
O Campeonato Paulista de Futebol se iniciou com dez equipes (todas da capital), em 1902, e já teve diversas entidades responsáveis por sua organização. Em mais de um período foram realizados inclusive dois campeonatos paralelos
Atualmente o Campeonato Paulista conta com clubes de todos as regiões do Estado, distribuídos em quatro divisões (A1, A2, A3 e Segunda divisão), sendo 20 na Série A1, 20 na Série A2, 20 na Série A3 e 48 na Segunda divisão.

Tópico na comunidade do Vômito dedicado ao Campeonato Paulista

Tabela completa do Paulistão 2009 - PDF

FORMATO


O formato da competição foi apenas ratificado. Na primeira fase os 20 clubes se enfrentam entre si em turno único. Os quatro primeiros colocados vão disputar o quadrangular final, enquanto os quatro melhores times do interior vão decidir o título de "Campeão do Interior". Os últimos quatro colocados serão rebaixados para a Série A2, em 2010. Os novatos deste ano são Santo André, Oeste, de Itápolis, Mogi Mirim e Botafogo, de Ribeirão Preto. Eles ocuparam as vagas dos rebaixados: Sertãozinho, Rio Preto, Rio Claro e Juventus.

RODADA INAUGURAL


Todos os jogos da primeira rodada estão marcados para quarta-feira, 21 de janeiro, às 20h30. Mas por causa da grade da televisão alguns devem passar para as 21h45 e outros devem ser disputados na quinta-feira.

O jogo de abertura será entre Santo André, campeão da Série A2, e o Palmeiras, atual campeão da Série A1. Este jogo será realizado no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

O primeiro clássico irá acontecer no dia 8 de fevereiro entre Palmeiras x Santos no Palestra Itália, em São Paulo. Os mandos dos clássicos seguem sob controle da FPF, bem como todos os jogos a partir da segunda fase.

CONFIRA A PRIMEIRA RODADA:


Santo André x Palmeiras (Ribeirão Preto)
Corinthians x Barueri
São Paulo x Ituano
Marília x São Caetano
Guarani x Portuguesa
Paulista x Noroeste
Oeste x Ponte Preta
Mogi Mirim x Mirassol
Botafogo x Bragantino
Santos x Guaratinguetá