9 de junho de 2012

Vomovies: Cisne Negro - Black Swan (2010)

O Lago dos Cisnes é uma peça de Balé que neste filme será dirigida por Thomas Leroy (Vicente Cassel) . A peça se divite em quatro atos, nos dois primeiros atos, o príncipe deve escolher uma esposa. Encontra o Cisne Branco, uma princesa enfeitiçada, se apaixona e promete quebrar o seu feitiço. O terceiro ato entra em ação o Cisne Negro, irmã gêmea da princesa enfeitiçada, ela conquista o príncipe fazendo se passar pelo Cisne Branco. Esse ato quebra o final, onde o feitiço não é quebrado e o Cisne Branco morre.

Beth MacIntyre (Winona Ryder) é a bailarina número um da companhia, no entanto vai se aposentar no final da temporada. É a chance para as bailarinhas ganharem o posto principal, a peça é o Lago dos Cisnes e, por se tratar de irmãs gêmeas os dois papéis devem ser interpretados por uma mesma bailarina. Nina (Nathalie Portman consegue a vaga, o diretor acredita que para o papel de Cisne Branco Nina é perfeita, mas deixa a desejar na interpretação do Cisne Negro, o que cria em Nina sérios problemas interiores, o desejo de Nina é buscar a perfeição inspirada em Beth.

Com a dança de plano de fundo, o drama de Nina toma conta do suspense, as vezes deixando quem assiste o filme sem saber o que é real. Nina incorpora cada vez mais o papel de Cisne Negro e deixa o filme sombrio com uma concorrência por parte de Lilly (Mila Kunis), outra bailarina da companhia. O filme é fantástico, direção maravilhosa de Darren Aronofsky. A magia da dança com o suspense prendem para um belo e surpreendente espetáculo.

*Destaque a trilha sonora que passa do clássico ao eletrônico fazendo uma ligação bem pensada entre a arte do balé a vida cotidiana e ao efeito de apreensão que por momentos são levados aos pontos altos do filme.