1 de julho de 2010

Música Eletrônica / E-Music [1]

 O que é musica eletrônica?

Toda música criada ou modificada por meio de aparelhos eletrônicos, os mais comuns, sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação. No entanto houve uma vertente que na década de 80 relacionou música eletrônica com música dançante, que explodiu nesta época e, tornou-se popular ao público sendo ela a música eletrônica. Ainda sim, existem diversos artistas que se utilizam da música dançante como melodia para suas interpretações, a mais famosa Britney Spears e atualmente no auge Black Eyed Peas.

- Qual a aparência dos aparelhos eletrônicos? Como eles funcionam? –


Sintetizador

Um sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados artificialmente, usando técnicas diversas.
Um sintetizador cria sons através da manipulação direta de correntes elétricas , leitura de dados, ou manipulaçãomatemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadoresou por uma combinação de vários métodos.O som sintetizado é diferente da gravação de um som natural, onde a energia mecânica da onda sonora é transformada em um sinal que então é convertido de volta à energia mecânica quando tocado (embora o método de sampling mascare esta distinção).


Foi inventado em 1960 pelo russo Leon Theremin, mas o modelo mais identificado como um sintetizador como conhecemos, data de 1964, desenvolvido por Robert Moog e Herbert Deutsch, chamado: Moog. Era possível tocar uma nota por vez por ser monofonico e ocupava grande espaço. A primeira utilização de um sintetizador em um show ao vivo foi ainda na década de sessenta, pelo grupo The Nice, liderado por Keith Emerson.




Posteriormente, foram desenvolvidos sintetizadores bem menores e polifônicos, como o Polymoog, de 1976, podendo-se, assim, gerar acordes. Atualmente até crianças são capazes de manusear este aparelho.



Gravadores Digitais

O Gravador é um dispositivo eletrônico, criado para registrar e reproduzir sons em uma fita magnética.
Criado pelo engenheiro dinamarquês Valdemar Poulsen ao construir o primeiro gravador em 1898, que registrava o som em um fio. Progressos subseqüentes incluíram a fita plástica em 1935, a gravação estereofônica em 1958, considerado na época um grande avanço, pois podia ouvir em duas caixas de som a gravação, e os sistemas Dolby de redução do ruído superficial das fitas cassete em 1966.
Atualmente a gravação é digital e não necessita de fitas, pois, podem-se armazenar os áudios em arquivos em um HD, ou outro dispositivo de armazenamento de dados.




Software de Composição

Hoje já é possível compor e editar suas produções em áudio digital, no conforto do próprio quarto. Mas fique atento: nem toda a tecnologia envolvida nos programas —mixagem, edição e virtualização dos sons— consegue substituir a prática e o talento ao empunhar os instrumentos musicais.

E não é só na composição que os softwares ajudam. Muitos deles, como os de partitura, podem se tornar bons instrutores na hora de aprender a tocar um instrumento.



Origem da música – História

A habilidade de gravar sons é absolutamente necessária para a produção de música eletrônica, e é certamene bastante útil. O primeiro precursor do fonógrafo foi inventado em 1857 quando Leon Scott gravou pela primeira vez impressões de som em cilindros revestidos em carbono. Duas décadas depois, em 1878 Thomas A. Edison patenteou o fonógrafo, que utilizava cilindros similarmente ao dispositivo de Scott. Apesar de o mecanismo ter se mantido inalterado por um tempo, Emile Berliner desenvolveu o fonógrafo em disco em 1897.


Deste momento até a década de 40 houve evolução, mas a expressividade dessa evolução se deu apenas o período pós-guerra, pelo fato de a tecnologia ter avançado, compactando e dando novas funcionalidades aos aparelhos, no entanto a estética musical não teve o mesmo êxito durante este tempo.

Música concreta e Elektronische Musik
... até os dias atuais.
- Festas.
- Artistas.
- Música de Qualidade.
- Influência das drogas.
- Muito mais...breve.